PORTO - PORTUGAL

PORTO - PORTUGAL
porto

terça-feira, 15 de março de 2011

VIAJAR COM PACOTE OU POR CONTA

Toda viagem gera expectativas, algumas boas surpresas, outras decepções, viagem é oportunidade de crescimento, pessoal, cultural, espiritual e principalmente conhecimento próprio. 
A cada canto que se visita uma nova cultura, novas pessoas, novas idéias e experiências.
Há aqueles que acreditam, a nosso ver de forma errônea, que viajar sai caro, ou muito trabalhoso. 


Vamos mostrar alguns pontos importantes. A serem considerados para aqueles que querem viajar por conta ou por pacote.

1º Se informe.
Procure saber tudo a respeito do lugar, pontos turísticos, costumes, história, e principalmente tempo ideal para aproveitar o máximo.
Informação não significa conhecimento, informação significa preparação para obter o conhecimento, que na prática será a vivencia adquirida na viagem.


2º Planeje –
Como tudo na vida, planejar, não significa êxito, sucesso, contudo, diminui a margem para erros e decepções.
Marcar uma data visando a viagem é prudência, esteja atento ao tempo previsto, aos preços nas datas de alta e baixa temporada, visto que variam cerca de 30% a 60% dependendo do lugar.

3º Viaje na baixa estação.
Se você é adepto ao baixo custo com máximo beneficio, vá na baixa estação.(vide dicas) Normalmente há informações de quando é baixa e alta estação no lugar em que se pretende ir.

4º Finanças
O ideal ao viajar, havendo planejamento, é certificar-se do custo.
Quando sabe-se que o custo é alto, efetuar reservas e paga-las com antecedências ou em caso de pacote comprar bem antecipado.
Ex. No caso de Viagem para destinos distantes como Europa, recomendamos um planejamento antecipado de no mínimo 6 meses, ao chegar a data, verá que o custo em relação de sua compra antecipada é 30 a 50% menor.

Outro ponto favorável, evita desequilíbrio nas contas familiares e principalmente o estresse de não poder curtir e aproveitar ao máximo o que o lugar tem de oferecer por não ter idéia do custo.

PACOTE X VIAGEM POR CONTA

Vantagens pacote- terá um guia que conhece o local, o planejamento se dá só na forma da relação com a agencia contratada. recomendado para pessoas que tem receio em relação a segurança, ou, que não querem ter nenhuma forma de trabalho.

Desvantagem do pacote - normalmente os passeios tem horário inicial e final, você que tem de se adaptar ao tempo de usufruir o local e a paisagem, pode ser demorado ou rápido demais.
Dificilmente agrada a todos que estão passeando, visto que cada um tem uma visão diferente de ver a mesma coisa. O preço sai de 40 a 70% mais caro do que viajar por conta, a comodidade tem seu preço. Familias grandes em pacotes dão mais trabalho, por que como dissemos cada um tem seu "timer" .


Vantagens de viajar por conta - Usufruir dos locais e paisagens e pontos turísticos no seu tempo e de sua forma, o preço sai bem mais em conta. não há a pressão por adquirir  produtos ou serviços que você não queira. Recomendado para aqueles que querem usufruir o máximo do lugar e de determinados pontos turísticos.

Desvantagem de viajar por conta - Tem que haver planejamento, disciplina, se informar a respeito do local antes, em suma, haverá mais trabalho, que será revertido em economia.


Lembrando a viagem tem de ser um momento de descontração e oportunidade de aprendizagem e renovação.

Viajou, retornou preocupado com contas, revoltado ou decepcionado por não ter atendido suas expectativas, podemos dizer no mínimo que houve em algum momento falha no planejamento ou objetivo na escolha do lugar a que se pretende ir.
Ou seja, não foi uma boa viagem.

Não há regras ou segredos que desvendem a felicidade que se encontram ao viajar, só há a certeza de que certos momentos se tornaram inesquecíveis e se ficar aquele gosto na lembrança de que quero de novo. É porque foi uma ótima viajem!

Claro que há certas coisas que nenhum turista do mundo tem domínio, como desastres naturais, revoluções ou crises locais que independem do controle pessoal.

De qualquer forma, poderá haver alegrias e tristezas tanto por um meio ou por outro, você é quem decidi qual a melhor maneira de viajar.

Viajar não é regalia, é acréscimo ao seu conhecimento e a sua qualidade de vida!

Autor - Texto e Fotos - Marcelo Guanaes

PRÓXIMA POSTAGEM - BELÉM - PORTUGAL